Confira o Quadro da disputa eleitoral, em algumas Cidades do Acre

 Em Cruzeiro do Sul

Corre um boato pela cidade e inclusive foi confirmado por alguns vereadores, que o prefeito de Cruzeiro do Sul; Wagner Sales,está quase 100% decidido que não será candidato a reeleição. Patinando em indicies negativos na avaliação popular, o mesmo pensa em se resguardar para uma disputa de deputado federal em 2014.

Só resta saber quem seria o plano B do PMDB, pois hoje não se ver outro nome com condições reais de disputar de igual pra igual com a FPA. Sem uma equipe de articuladores políticos, que fizesse o pára-choque entre gestão e problemas da cidade, o mesmo deu a cara a tapa e sofreu amargo desgaste com o povão, o mesmo que o elegeu.

Em uma nova entrevista concedida a Rádio e TV Juruá, o Deputado Federal Henrique apimentou ainda mais o debate interno na FPA. O mesmo mandou alguns recados duros aos dirigentes partidários, indagando sobre a falta de diálogo na construção coletiva de um nome de consenso, que possa por fim de uma vez por todas nestas especulações que rondam o meio político.

O Deputado Henrique Afonso, deve lutar sim pra estar no debate, mas acho difícil ele ser candidato isolado caso não seja o escolhido da FPA.

Rio Branco

Em Rio Branco, a oposição estar um salto alto só. Quem conversa com pessoas ligadas aos mesmo, a conversa é que já ganharam e que não tem pra ninguém. Segundo me dizia um assessor do Senador Petecão, o Fernando Melo vai sim tirar a vitória de Bocalon no Primeiro turno. Mas em compensação; eles virão unidos e com tudo pra cima da candidatura da FPA no segundo turno.
Por falar em Rio Branco, a Frente Popular continua sem definir a chapa que disputará a sucessão de Raimundo Angelim. Marcus Alexandre do PT e Perpétua Almeida do PCdoB, continuam com os dois nomes em discussão, para daí um deles enfrentar esse grande desafio de reafirmação da Frente Popular na Capital.
Alguns colunistas falam da eleição em Rio Branco, como se já tivesse um candidato escolhido pela FPA. Ao que se sabe de verdade é que nada foi definido e que a escolha não é uma decisão isolada de figura A ou B, mas uma construção coletiva entre todos os partidos que compõem essa Frente.

Marechal Thaumaturgo

 Depois dos escândalos que culminou no afastamento do prefeito Randson Almeida do PMDB, a oposição deixa de ter qualquer chance no processo deste ano. Mesmo com a permanência do vice Mauricio Praxedes do PSDB, agora ocupando o cargo de titular, a credibilidade dessa gestão foi para o buraco.A FPA tem dois bons nomes para a disputa, Itamar de Sá do PT e Edvan Pinheiro do PCdoB. Qualquer um desses dois que disputar, vem com chances reais de vencer.

Pessoas ligadas ao prefeito afastado de Marechal Thaumaturgo (Randson Almeida), contam que o mesmo foi abandonado pelos aliados políticos. Para aumentar ainda mais a desgraça, o vice que agora é titular; Mauricio Praxedes(PSDB), faz o que pode para enrolar ainda mais Randson.  O que intriga é que o pivô dos escândalos,que foi a ex-secretária de educação do município; Sandra Pinheiro, foi nomeada na pasta por indicação do próprio Mauricio.

Por falar neste caso de Marechal Thaumaturgo, a policia precisa desvendar como a família de Sandra, conseguiu adquirir tantos patrimônios em três anos de gestão da mesma a frente da secretaria de educação do município.

Rodrigues Alves

Pessoas ligadas ao PP de Rodrigues Alves, falam que o ex-prefeito DEDA estar consciente de que por impedimento judicial, o mesmo não será candidato a prefeito do município. Sendo assim o plano B Já foi montado, o partido progressista apostará suas fichas na deputada estadual Maria Antônia que é esposa de DEDA.

A FPA do Acre precisa de alguns ajustesno municipio, tem em Rodrigues Alevs um dos quadros mais complexo e requer um cuidado na construção de uma aliança.

Mâncio Lima

Mâncio Lima tem uma situação delicada, o prefeito Gleidson Rocha do PMDB estar alianhadissimo com o governador Tião Viana. Com a certeza de que não pode ser candidato por impedimento da justiça, o ex-prefeito Luiz Helosman do PP, deixa a oposição em uma situação difícil. Dizem que o PT se articula com outras forças, para enfrentar a dupla Cleidson Rocha e Ériton Maia

Em Porto Walter

Já em Porto Walter a situação é delicada. Finalizando o segundo mandato consecutivo, a FPA estar enfrentado um natural desgaste e busca se reposicionar no cenário político no município. Os nomes que estão postos são do Vice de Neuzari; Zezinho Gadelha do PCdoB, Anchieta  do PT e do radialista Nonato Costa do PSB.

Já a oposição enfrenta problemas com falta de nomes com credibilidade, para encarar os Governista na disputa e vão apostar no empresário Zezinho Barbary do PMDB. Barbary foi vereador no pior momento político que o município já enfrentou, quando tinha como prefeito; Wanderley Sales, irmão de Wagner Sales.

Tarauacá

Em Tarauacá, a prefeita afilhada do senador Sergio  Petecão; Marilete Vitorino do PSD, amarga números desfavoráveis e tenta de forma desesperadora, encontrar um rumo na sua gestão, até aqui reprovada pelo povo tarauacaense . Segundo o que dizem algumas pessoas, a mesma tenta cooptar adversários com cargos na prefeitura. Se a FPA, conseguir unificar os partidos em torno de uma única candidatura, bate sem muitos sacrifícios a atual prefeita do PSD.

Feijó

Em Feijó, poderíamos dizer que a história seria diferente, se os partidos da oposição se unificassem em torno do prefeito DINDIN, como o mesmo é visto como principal responsável pela derrota de Bocalon para governador em 2010, o mesmo ficou meio isolado pelos seus aliados. Assim o seu vice espatifou a aliança entre PSDB e PMDB e os dois irão caminhar em palanques diferentes.

A FPA tem alguns nomes que podem entrar com chances, mas o que vai pesar no município, é a alta popularidade do Governador Tião Viana, que tem em Feijó um dos maiores índices de aprovação.

Share this:

Comentários

6 comentários :

  1. Eita gostei... mais um colunista politico... é isso aí se o Moreira Jorge pode, todos nós podemos e vc tem bastante inormação. Mais uma: fiquei que a FPA studa trazer Binho Marques para q a Perpétua desista. è o que eu chamod e solução "ex-machina" na politica: trazer um nome de fora do debate para a disputa

    ResponderExcluir
  2. Auxiliadora18/01/2012 20:09

    Apesar de nao estar no Acre no momento, mas estou sempre informada sobre o processo político no Acre atraves do colunista Panthio...E isso ai garoto...tem provado que é um cidadao participativo..e crítico. O mundo está precisando de pessoaas como vc : informado...

    ResponderExcluir
  3. MUITA CORRETA ESSA LEITURA DO QUADRO DE SUCESSÃO, ASSINO EM BAIXO

    ResponderExcluir
  4. A leitura pode estar correta em outros municípios porque em cruzeiro do sul esta errada Vagner Sales vai sim pra reeleição. e e um nome forte e praticamente certa sua reeleição.
    se algo anormal não acontecer Vagner pelo excelente trabalho que faz sera reeleito. na eleição passada ele enfrentou adversários mais fortes e mesmo assim foi eleito e nessa eleição Vagner esta mais forte que na passada e ainda tem o forte apoio de gladson cameli

    ResponderExcluir
  5. Eu não podia minhas mãos no fogo nesta aposta, anônimo.

    ResponderExcluir
  6. Se o cara não fosse um comunista de cateirinha podia até te valor seu comentario, agoa flar de taraucá, já vim que vc não conhecer nossa cidadeenão venha me dizer que o chagas batista é o melhor cara do mundoporque aki niguem acredita.

    ResponderExcluir

Deixe Seu Comentário