12 de fevereiro de 2014

Do Acre a São Paulo: a UJS se mobiliza por mais avanços



72887_714526361905798_108195509_n
O ano de 2014 tem seu inicio marcado por comemorações e também por lutas, a UJS caminha para seus 30 anos de existência e para a construção do seu 17° Congresso que tem o desafio de filiar meio milhão de jovens. É com esse espírito que as entidades regionais se mobilizam para seus seminários, cursos de formação e plenárias, com a proposta de discutir os temas mais relevantes para a juventude de cada região.
Nessas atividades são definidos os calendários anuais dos processos de mobilizações, as metas de filiados por região, datas dos congressos municipais, regionais e estaduais.

Entre os dias 20 e 23 de Fevereiro a União da Juventude Socialista no Rio Grande do Norte realizará Curso Estadual de Formação e Plenária Estadual. “O curso de formação da UJS é um momento dos mais especiais para a nossa organização.

 A nossa militância tem a oportunidade de fazer um mergulho nas bases que alicerçam a nossa UJS, desde os aspectos filosóficos até os que perpassam pelas vertentes econômicas atuais que enquadra o caduco modelo capitalista e o sistema liberal”, expõe Wangle Alves, presidente da UJS Potiguar e completa: “a nossa intenção é reunir jovens de todo o estado que poderão aprender coletivamente e compartilhar os frutos dos estudos individuais com os demais participantes”.

Na cidade de São Paulo o encontro estadual da UJS, batizado de Socializando, tem início no dia 13 de fevereiro econtará com quatro dias de atividades que irá reunir plenária, formação e debates em forma de troca de idéias. Para Carlos Eduardo Siqueira, presidente da UJS São Paulo, a principal expectativa da atividade é conseguir organizar a agenda da juventude de SP para este ano de Copa e eleição.
1513679_714315078593593_115961824_n
“Preparar a UJS para o enfrentamento contra os tucanos e conseguir uma grande agenda para conquistar um novo tempo para o nosso estado. Estamos comprometidos com a jornada de lutas de SP, temos um papel crucial na mobilização e é desafio de todos os militantes se organizarem para construir grandes manifestações”, diz Carlos Eduardo.

O curso de formação e a plenária estadual do estado do Acre acontecerão nos dias 21 e 22 de fevereiro, na capital Rio Branco e a pauta é a grande mobilização da entidade para o 17° Congresso Nacional, que acontecerá em maio desse ano, em Brasília- DF.

O presidente estadual, Francisco Panthio, fez uma avaliação positiva do ano que passou: “reconstruir a grandeza de uma entidade como a UJS não é tarefa fácil. As dificuldades de fazer política da juventude em um estado pobre e cheio de adversidades como o Acre, torna o desafio maior ainda. Reconquistamos a unidade e recolocamos novamente a UJS acreana no centro do debate, seja em que frente de luta for. O Acre é parte dos 30 anos de história de vida da UJS, junto de mais cem mil jovens Brasil a fora”, diz o dirigente.
seminário acre
Acre mobilizado para a Plenária

A UJS do Acre outrora foi uma das maiores do País, mesmo em um estado com baixa densidade populacional, a UJS acreana chegou a ter 1% de sua população filiada, contabilizando seis mil jovens na maior entidade de juventude do Brasil.

No Rio de Janeiro, o seminário terá abertura no dia 14 de fevereiro (sexta-feira) e contará com a análise da conjuntura da realidade do povo fluminense.

No sábado (15), serão abordados temas relacionados aos enfrentamentos da juventude, como o debate das drogas e a desmilitarização da PM. No dia 16, ocorrerá a plenária que convocará o congresso para o estado do Rio. A dinâmica do seminário desse estado buscará promover um novo formato para inovar seus métodos de diálogo através de atividades culturais, confecção de bandeiras e peças de teatro.

Na próxima semana, aconteceram outras plenárias nos demais estados. Acompanhe pelo portal da UJS a agenda das atividades pelo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário