Karl Marx: 197 anos do seu nascimento


banner Marz Em 5 de maio completam-se 197 anos do nascimento de Karl Heinrich Marx, na cidade de Tréveris, Alemanha. Marx formou-se em direito, estudou com afinco a filosofia e defendeu magistralmente a sua tese de doutorado A diferença entre as filosofias da natureza em Demócrito e Epicuro. Também foi jornalista e fez da Gazeta Renana uma tribuna democrático-revolucionária, enfrentando a forte censura e perseguições políticas.
Em suas recordações, seu genro e camarada de armas Paul Lafarge registrou: “A atividade de Marx não dizia respeito apenas ao seu país de origem: ‘Sou cidadão do mundo’, dizia, ‘e trabalho onde me encontro’. Com efeito, para onde quer que fosse conduzido pelos acontecimentos e pelas perseguições políticas, na França, na Bélgica e na Inglaterra, ele participava ativamente dos movimentos revolucionários que se desenvolviam.”
A partir de 1844, quando conheceu Friedrich Engels, Karl Marx teve nele inestimável suporte para formular  sua monumental obra. Marx foi o fundador e dirigente da primeira Internacional.
Além dos conhecidíssimos Manifesto do Partido Comunista e do genial trabalho O Capital, estão entre suas principais obras: A Sagrada Família, A ideologia Alemã, A miséria da Filosofia, O 18 de Brumário de Luis Bonaparte, A guerra civil na França, Contribuição a crítica da Economia Política, entre outras.
Karl Marx faleceu em março de 1883.
Fonte: O outro lado da notícia

Share this:

Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário