Rio Branco é a Capital que menos aumentou a Tarifa de Transporte Coletivo, indica estudo

Rio Branco foi a cidade com menor percentual de aumento da passagem de ônibus entre 16 capitais

Da redação ac24horas

O portal Uol mostra hoje em uma reportagem que das 16 capitais que aumentaram a tarifa de ônibus além da inflação, Rio Branco foi a que apresentou menor percentual de aumento: 3%.
Em algumas dessas cidades, a elevação chega a ser de 50%, como é o caso de Brasília. Outras cidades aumentaram em 33,3%; 30,9%; e 17,8%. Por outro lado, em cidades como Porto Velho a tarifa segue congelada desde 2014. Atualmente, passagem de ônibus em Rio Branco é de R$ 3,00.
Para o cálculo, a reportagem da Uol considerou a inflação do período entre o penúltimo e último reajuste da tarifa. Há casos como Palmas e São Paulo, onde os aumentos só foram menores que a inflação porque o poder público concedeu ou ampliou subsídios que aliviaram o bolso do usuário do transporte.
Segundo as empresas, as altas têm como principal explicação recompor os preços congelados pelos protestos de 2013 — que teriam pressionados prefeitos a negarem reajustes.
Os preços das passagens são definidos pelas prefeituras e têm como base as planilhas de custos apresentadas pelas empresas. O percentual avalia a alta nos valores de itens dos insumos, salários, depr

Share this:

Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário