53 Anos de Manoel Urbano: Com Cara de Cidade Bombardeada



Neste sábado, 14 de maio, o município de Manoel Urbano completou 53 anos de fundação e 40 de emancipação política, mas motivo para comemorar o povo dessa cidade abandonada não tem.

Conversando com as pessoas da cidade, percebe se que essa brava gente, perdeu a auto-estima e o orgulho de dizer onde mora e falar de seu município.

Quem Chega à cidade, tem a impressão de que ali é uma cidade que tenha sido bombardeada pelo estado Islâmico. Ruas esburacadas, lixo tomando conta das vias e uma gestão que deveria se envergonhar de deixar um município ficar nas condições que se encontra.

A Presidente do SINTEAC no Município Jaqueline Vieira, lidera um forte movimento na cidade, que discute a administração do prefeito Alem Araújo, que faz uma das piores gestões da história política da cidade. 

Segundo Jaqueline, o Movimento liderado pela Sindicalista e denominado SOS Manoel Urbano, reuni as mais diversas organizações sindicais e sociais do município e está constantemente protestando em favor do povo, contra a negligência da administração municipal que envergonha seus moradores desde que chegou ao poder, com ausência de compromisso e respeito com o bem público.

O povo de Manoel Urbano perdeu a auto-estima e o orgulho de dizer que ama esta cidade, pois quem chega ao município tem a impressão de que ali é uma cidade que tenha sido bombardeada. Ruas esburacadas, lixo tomando conta das vias e salários atrasados. 


Com toda essas irresponsabilidades, o prefeito Alem Araújo do PR  reanimou que irá disputar a reeleição, sem dar a mínima para as críticas e achando que o poder econômico pode fazer diferença e assim garantir uma nova vitória. A Líder do Movimento reafirma que o povo ama esta cidade e daqui não quer sair pra outro lugar, apenas quer viver com dignidade e condições melhores e por isso nossa luta tem ganhado cada vez mais unidade e adesão.

A origem da Cidade

Manoel Urbano originou-se do seringal Colocação Tabocal, depois seu nome mudou para Vila Castelo, devido ao navio Castelo que ficou encalhado no rio Purus, durante um período de seca, aguardando a cheia do rio para regressar ao porto de Belém.

O Município de Manoel Urbano foi fundado a 1º de março de 1963, alcançando sua autonomia através da lei nº 588 de 14 de maio de 1976. A localidade foi desmembrada do município de Sena Madureira e recebeu o nome de Manoel Urbano em homenagem a um dos primeiros exploradores do rio Purus, Manuel Urbano da Encarnação.(Wikipedia)

Share this:

Comentários