24 de maio de 2016

Estado e Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Precisam Achar uma Saída Para Endemias no Município

Agentes de endemias fazem manifestação em Cruzeiro do Sul e Exigem Concurso Público para categoria.

Por: Francisco Panthio 
A manifestação aconteceu nesta segunda feira e contou com cerca de 150 servidores.
No ato, servidores cobraram também aumento no vale alimentação e outras condições de trabalho que segundo eles são bastante falhas. A paralisação das atividades tem objetivo de fazer com que a secretaria estadual de saúde, renove os contratos até que um novo edital seja elaborado para contratação de novos servidores. O contrato dos atuais encerrou no dia 20 de maio sem sequer ter um novo processo em aberto segundo afirma o presidente do Sindicato Jairo Benitez.

Na Luta dos agentes de endemias em Cruzeiro do Sul não vem de hoje, estes guerreiros que são verdadeiros soldados no combate e controle das doenças epidemiológicas da região, buscam a muito tempo ao menos perspectivas de instabilidade funcional.

Na maioria das cidades Brasileiras, a carreira de agentes de endemias, é de responsabilidade das prefeituras, portanto não entendemos porque Governo e Município ainda não chegaram neste entendimento em Cruzeiro do Sul. Por ser uma das cidades que tem os maiores índices de epidemias, os agentes deveriam trabalhar ao menos com instabilidade profissional e segurança funcional.

Muitas greves, movimentos foram feitos por essa categoria, que não se cansa de lutar por seus direitos e ate hoje, não entendo por que a falta de interesse da classe política, em abraçar esta causa. Alguém que não faça politicagem e reúna; prefeitura e estado, que junto com a categoria, possam encontrar um entendimento que possa ser favorável para todos.

O Estado deve repassar os serviços, recursos e tudo pertinente a Epidemiologia ao Município e cabe a prefeitura aceitar, pois assim realizar um processo de concurso público para entrada de servidores. 

Isso vindo acontecer, certamente não vamos mais presenciar o sofrimento e a insegurança desses guerreiros, que são verdadeiros guardiões da saúde de nossa gente. Quanto aos parlamentares, sejam vereadores ou deputados, vocês podem ajudar sim, não apenas declarando apoio, mas trabalhando para este sentido, de encontrar um entendimento entre os poderes.