6 de junho de 2016

César Messias - PSB deve ser Candidato Pela FPA em Cruzeiro do Sul


Não foi uma entrevista, mas um bate-papo informal com o deputado federal César Messias (PSB) com quem encontrei num restaurante de Rio Branco. Falamos de vários assuntos, entre eles, a possível candidatura a prefeito de Cruzeiro do Sul. César me confidenciou que o cargo que lhe deu maior prazer na sua longa vida política foi justamente a gestão municipal da sua terra natal. Também que a pressão para que aceite ser candidato está grande. Portanto, as possibilidades de entrar na disputa são reais.

Há luz no fim do túnel

César me disse que ao contrário do que apregoam as prefeituras estão quebradas não por falta de recursos, mas por administrações ruins. Ele fez comparações com o tempo que estava na gestão(2000/2004). Admitiu que mesmo com os cortes os valores repassados atualmente são muito maiores que naquela época.

Lembranças do passado

O deputado federal lembrou que quando foi prefeito de Cruzeiro do Sul, cortou vários cargos comissionados e conseguiu economizar somas consideráveis que foram investidas no município. Falou ainda que pegou a prefeitura em péssima situação financeira deixada pelo seu antecessor Aloisio Bezerra, mas conseguiu fazer um trabalho reconhecido pela população.

Enxugando a máquina

Caso encare a eleição municipal e vença, César já adiantou que fará uma administração enxuta. Também que se sente muito mais experiente para fazer um trabalho melhor do que realizou anteriormente. Está cheio de planos para governar Cruzeiro do Sul. Discurso de candidato.

Questão familiar

Uma das questões que traz dúvidas a Messias sobre aceitar a candidatura é a família. Os filhos estão estudando em diferentes lugares. Mas pela nossa conversa não pareceu um impeditivo. Os filhos não são mais crianças e estão encaminhados nas faculdades e uma das filhas já é médica fazendo residência.

Confiança

César lembrou que o MDA, um grupo político que fazia oposição ao PT, era muito bem organizado. E que a atual oposição do não consegue repetir essa unidade. Nesse sentido, Messias está confiante numa vitória em Cruzeiro do Sul facilitada pela divisão das candidaturas de oposição. Mas admite que será uma eleição muito disputada.

Prepare o coração

Caso César Messias entre na disputa pela prefeitura de Cruzeiro do Sul, e acho que vai entrar, será a eleição mais difícil da história do município do Juruá. Os três candidatos têm popularidade e reconhecimento político.

Cartas na mesa

O candidato do PMDB, Ilderlei Cordeiro (PMDB) terá o apoio do atual prefeito Vagner Sales (PMDB) que é um especialista em eleições. Henrique Afonso (PSDB) tem serviços prestados ao município e é querido por parte da população.

Por outro lado…

César Messias sabe navegar bem quando entra numa disputa eleitoral. A sua habilidade política para conseguir apoiadores é indiscutível. Além disso, terá a máquina do Governo do Estado do PT ajudando. Será uma luta de Titãs.