UNE e UESA Acionará Prefeitura de Cruzeiro do Sul na Justiça, Pela Regulamentação do Transporte Público

Cansados de ser enganados, Estudantes entrarão com ação, para que o Ministério público entre no Caso.

Nesta Quinta Feira dia 16 de junho, a UESA - União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Acre, Juntamente com a UNE - União Nacional dos Estudantes - Núcleo Acre, estarão dando entrada em uma Ação Popular no Ministério Público do Estado do Acre, pedindo a regulamentação do Transporte Público Municipal em Cruzeiro do Sul.

O Diretor da UNE - Acre: Jacson Queiroz, diz que estão cansados de promessas e que os estudantes já tiveram prejuízos demais, arcando com um problema que cabe unica e exclusivamente a prefeitura resolver.

Fizemos audiências na Câmara com vereadores, que apenas encheram linguiça e não deram proceguimento ao processo de articulação junto ao prefeito Vagner Sales, que aqui tem mostrado total falta de compromisso com a juventude cruzeirense.

Nos Resta recorrer ao Ministério Público, pois não vemos outra alternativa para evitar que centenas de estudantes do IFAC e UFAC desistam do sonho de cursar o ensino superior e conquistar seu futuro, por negligência da gestão. 

Cruzeiro do Sul tem um departamento municipal de Trânsito, então porque não cumprir seu papel?  cria se um conselho fiscalizador, como tem na Capital,. Daí começa o processo para regulamentar, abrindo as concessões e as empresas de Rio Branco e até mesmo de outros estados poderiam concorrer.

Jacson finaliza, convidando a população, estudantes em Geral; para se fazer presente amanha as 08:30 na sede do Ministério Público do Acre, para jutos protocolar uma ação contra a prefeitura de Cruzeiro do Sul.


Entenda todo Caso

Cansados da Negligência da Câmara Municipal de Vereadores, Estudantes Vão ao Ministério Público pedir na Justiça, que a Prefeitura Municipal de Regulamente o Sistema Municipal de Transporte Público em Cruzeiro do Sul.

O Acadêmico e Líder Estudantil: Jacson Queiroz, lidera um movimento, que contará com a parceria do Gabinete do Vereador Valdemir Neto - PT, Núcleo da UNE-AC e outras instituições de representação da sociedade, que cansados de sofrer a falta de um sistema de Transporte Público que atenda a população da cidade, decidiram não esperar mais e denunciar a má vontade do Prefeito Vagner Sales e a conveniência da Câmara Municipal, que se furta de ajudar no processo.

O Líder do Movimento, afirma que não dar mais para aceitar ver dezenas de estudantes, jovens e cheios de esperança, desistirem dos mais diversos Cursos na UFAC e IFAC; por conta de não poder sequer pagar a passagem para estudar.

A formação educacional é a porta de entrada para o futuro de qualquer cidadão e nós somos privilegiados, de ter uma boa oferta de ensino na cidade; seja no IFAC ou na UFAC. Sabemos que os Campus destas instituições localiza se u pouco distante do centro urbano e por tanto o Transporte é nosso maior gargalo.

Jacson afirma que tem dados que mostram, que a maior causa de evasão dos cursos é a falta de assistência estudantil, pois a maioria dos Jovens cursando aqui, são oriundos de famílias humildes e que são obrigados a desistirem dos sonhos, por falta de recursos para alimentação e daquilo que deveria ser direito garantindo; o Transporte digno.

Não bastasse pagar a tarifa mais cara do país, que hoje custa R$2,00 por passagem, o estudante de Cruzeiro do Sul sofre pela falta de serviços regulares.

O que custa regulamentar linhas de ônibus e Peruas para esta região da cidade? Pergunta o mesmo, dizendo sentir se  envergonhado de ter um gestor tão descompromissado com aqueles que serão os profissionais e futuro desta cidade. Quando assumiu a gestão ainda no primeiro mandado, o prefeito fez uma reforma administrativa e nessa mesma, o Departamento Municipal de Transporte Público Foi Criado; daí eu pergunto para que? Se organizar, a empresa que já existe melhora o sistema, ou outras aparecerão interessada na concessão.

Vamos Organizar os estudantes, UMAM, entidades de representação social e todos que queiram nos ajudar, para que possamos levantar um grande movimento.

Queremos também envolver o Ministério Público, pois até aqui aguardávamos pelo compromisso da Câmara de Vereadores, que preferiu se acovardar e fazer de conta que isso não é um problema daquela casa. Vamos entrar com uma ação civil pública, pedido que o MP impetre contra o município, para que essa questão ganhe urgência.

O único empresário que atua com transporte coletivo em Cruzeiro do Sul, Ademar Colombo, já vem desde algum tempo batendo nessa tecla e não dar para colocarmos o problema no colo do mesmo, pois em parte agradecemos ao mesmo, pois mesmo sem uma linha regular, coloca seus ônibus nos três turnos, para atender a comunidade acadêmica, finaliza Jacson.



Em sua página no Facebook, o Vereador Valdemir Neto do PT, lançou um desafio ao Prefeito Vagner Sales. O Parlamentar sugeriu que o mesmo deixasse seu carrão na garagem um dia somente e pegasse uma perua, rumo a umas das linhas feita pelos Motoristas, que trabalham em um sistema de auto organização, sem órgão regulador e organizador do transporte público da segunda maior cidade do estado. 


Por: Francisco Panthio

Share this:

Comentários