1 de julho de 2016

Jacson Queiroz, um dos Candidatos Mais Preparados para Representar Cruzeiro do Sul!

Jacson Queiroz Fala dos Desafios de Renovar a Política em Cruzeiro do Sul

Jacson Queiroz  é candidato a Vereador em Cruzeiro do Sul, pelo PCdoB e nessa entrevista, vai falar sobre sua vida, Lutas e sonhos, vale  apena conhecer de perto a história e a vontade de lutar desse Jovem.

Quem é o Jacson Queiroz?
 
Jacson Queiroz - Então, nasci e passei boa parte da minha vida na Vila São Pedro, zona Rural de Cruzeiro do Sul. Aos 14 anos nossa família mudou para cidade, pois nossos pais tinham a compreensão de que a única alternativa de dar um futuro diferente aos filhos seria migrar para cidade e buscar a educação como opção de futuro.
 
Hoje Tenho 28 anos, sou licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre, moro na periferia de Cruzeiro do Sul, bairro do Saboeiro e consigo compreender o que é um jovem viver sem oportunidades, em uma sociedade tão desigual individualista.
 
Você Milita ativamente no Movimento Social, com ênfase na Luta da Juventude, fale um pouco de tudo isso;
 
Jacson Queiroz – Conheci a UJS – União da Juventude Socialista lá na Comunidade São Pedro. Estavam fazendo debate na escola, organizando o Grêmio Estudantil e falando dos desafios que nossa geração tinha com o desenvolvimento cultural e falando de Política. Confesso que me encantei e de lá até os dias atuais, vice presidente estadual da entidade que é a maior mobilizadora da Juventude Acreana e Brasileira. Tive a oportunidade de rodar o  Brasil nos mais diversos Congressos e Fóruns relacionado a luta pela Educação, Cultura e trabalho para nossa juventude. Aqui no Acre temos muitas lutas em defesa de nossa Juventude, posso destacar a expansão do ensino superior e uma mais atual, que é a guerra contra a prefeitura, pela regulamentação do Transporte Público em nossa cidade. Faço referência também ao movimento de juventude da Igreja Católica, onde sou um dos responsáveis pela organização do Ministério Jovem em Cruzeiro do Sul, entidade da Paróquia Nossa Senhora da Glória, que faz um lindo trabalho de resgate espiritual com milhares de Jovens de todo Vale do Juruá.

A Violência entre Jovens é cada vez mais freqüente o que você tem a dizer sobre este problema?
 
Jacson Queiroz – A violência é algo que sempre esteve e estará presente na sociedade, o que tem que mudar é a forma de enfrentamento deste mal. Não adianta achar que somente com muita penitenciaria, policia e delegacias o problema vai acabar. Precisamos cobrar das instituições alternativas de combater a violência, que infelizmente tem sempre um Jovem envolvido, seja como vítima, seja como infrator. É necessário melhorar as condições da escola pública, incentivar as famílias a não tirar os jovens da escola para trabalhar no roçado, ocupar as praças e quadras esportivas com esporte, cultura e a arte. Mas também é preciso a prefeitura buscar parecerias de educação e formação profissional, hoje temos o sistema bem estruturado em Cruzeiro do Sul, custa a prefeitura fazer parcerias, para oferecer formação profissional nas mais diversas áreas? Tenho certeza que se isto começar acontecer, vamos poder ver as manchetes de jornais falar da juventude, exaltando seu potencial, pela arte, esporte, cultura e empreendedorismo, mas é preciso querer.
 
O Que te fez disputar a eleição de vereador? 
 
Quem acompanha o momento difícil na política sabe da falta de credibilidade e representatividade que enfrentamos isso está bem forte no cenário nacional, mas vale para Cruzeiro do Sul. A política necessita de pessoas qualificadas e acima de tudo responsáveis e honestas, daí se as pessoas que tem este perfil não entram, são negligente quanto ao processo de transformação da sociedade. Estamos em um ano Fundamental para a vida social e Política de Nossa Cidade, pois teremos a oportunidade de escolher nossos representantes na Política, aqueles que conduzirão nossas idéias e anseios de transformação social de nossa gente. Muitos se apresentarão como lutadores da sociedade, outros dirão que são novidades na política, mesmo que não tenham feito nada que justifique a confiança do povo.

Como Você ver a atual Câmara de Cruzeiro do Sul?
 
Jacson Queiroz - A câmara municipal é importante um espaço de disputa de poder, ela aprova o orçamento municipal, definem políticas Públicas, elabora projetos e aponta rumos novos para serem executados. Por exemplo Cruzeiro do Sul não tem sequer um plano municipal de urbanismo, um básico Plano Diretor, o que seria uma mudança fantástica no zoneamento urbano, criaria incríveis oportunidades, de desenvolver a cidade de forma planejada, também poderia gerar abertura de negócios para o mercado imobiliário, por exemplo.
Muitos dos problemas das cidades podem ser resolvidos se houver uma pressão efetiva por parte das entidades da sociedade civil que se organizam na defesa de direitos. É aí que cresce a importância do vereador, que passa a ser um verdadeiro representante do interesse público e dos agentes de transformação social, coisa que não constatamos nessa atual legislatura, com raras exceções.
 
O vereador é um agente político que atua no município, e que tem atividade legislativa (elaborar as leis que regulam o município) e parlamentar (representar os cidadãos no âmbito municipal), sendo essa última função a que lhe delega poder para requisitar diante dos poderes executivos, as necessidades (conhecidas ou não) da população que ele representa (tanto os seus eleitores quanto os demais munícipes), bem como fiscalizar e cobrar as ações do poder executivo (prefeito).
Qual sua Opinião sobre a disputa Majoritária em Cruzeiro do Sul?
 
Jacson Queiroz - Vai ser uma das eleições mais disputadas e acirradas dos últimos tempos, Teremos uma disputa de dois campos e sim de três, PSDB com Henrique Afonso, PMDB do atual Prefeito, que mesmo desgastado vai usar a máquina como poder para vender Ilderlei Cordeiro Como novidade e a Dr.ª Carla Brito do PSB, essa sim, uma grata novidade da política local, que vem encantando as pessoas por onde passa. Carla demonstrou coragem e ousadia em aceitar este desafio, pois poderia continuar na comodidade do seu emprego, que por sinal tem ganhado destaque em todo estado, pela sua luta a frente da delegacia da mulher em nossa cidade. Aposto muito em seu potencial, pois assim como na câmara de vereadores, as pessoas querem um prefeito, que olhe para a cidade, com visão de futuro em todos os aspectos e consigo ver na Carla Brito tudo isso.

Qual sua Mensagem ao Povo Cruzeirense, já que você afirma uma falta de interesse do eleitor em votar, decorrente de tudo que vem acontecendo na Política?

Jacson Queiroz – Nesse Momento eu pediria que as pessoas devem avaliar os candidatos em dois aspectos específicos; Primeiro sua vida pessoal, como administra suas próprias finanças e ou negócios que desenvolva, assim como no caso anterior, seus posicionamento sobre cultura, religião e etc. Aspectos relacionados a sua situação com a justiça devem ser averiguados, bem como sua conceituação na praça. 
 
O segundo aspecto a ser considerado é tanto seu preparo para o cargo quanto sua motivação para ocupá-lo. Quanto ao preparo, o conhecimento formal é sempre bem vindo e podem favorecer a seu futuro desempenho. (Assim como experiências onde se lida com formalidades, elaboração e interpretação de documento e leis e administração financeira, são bons parâmetros para avaliação); As motivações para ocupar o cargo não podem ser de apenas chegar ao poder ou de enriquecimento com a função, mas de serem capaz de realizar bem uma função que traga benefícios para toda à população, nas mais diversas áreas que os afetam.
 
Quero Reafirmar meu compromisso com o futuro dessa cidade que tanto amamos, por isso entrei nessa guerra, de buscar ocupar um importante espaço de poder, sabe por que?
 
01 – Me sinto preparado e com a responsabilidade de ajudar a mudar a realidade social e política de nossa Câmara de Vereadores, que não goza de credibilidade popular, pela ausência de ações que possam beneficiar nossa gente.
 
02- Só existe uma maneira dos honestos e verdadeiros agentes políticos retirar os mau caráter e corruptos da política; que é entrando para Política.
 
Deixo aqui uma linda Reflexão;                             
      
“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado”.

Abraços do Amigo; Jacson Queiroz