Em vídeo, grupo supremacista celebra Trump com gesto nazista

Direita Nacionalista e Radical

Imagens foram registradas em um evento do movimento Direita Alternativa. Após divulgação, líder do grupo disse que tudo não passou e uma "ironia"

São Paulo – Membros de um grupo que prega a supremacia branca foram filmados no último final de semana comemorando a vitória do republicano Donald Trump com gestos e palavras associadas ao nazismo. A informação e as imagens foram divulgadas no início desta semana pelo site americano The Atlantic.
O vídeo mostra Richard Spencer, líder do movimento conhecido como “alt-right” (Direita Alternativa) e presidente do Instituto Nacional de Política, iniciando uma fala a cerca de 200 pessoas com os dizeres “Heil Trump! Heil Our People! Heil our Victory”. A palavra “Heil” se disseminou no período da Alemanha nazistacomo saudação a Adolf Hitler.
Em seu discurso, ele se referiu aos veículos de mídia como “Lügenpresse” (Imprensa da mentira, em tradução livre do alemão), uma palavra usada de forma geral por movimentos políticos alemães (mais recentemente, os nazistas) em ataques a críticos de todas as sortes. A imprensa, inclusive.
“Até a última geração, a América era um país branco desenhado para nós e nossa posteridade”, disse Spencer em referência a outros grupos étnicos, “é nossa criação, nossa herança e pertence a nós”, finalizou. Foi ovacionado e recebido com mais saudações.
De acordo com o The Atlantic, que produz um documentário sobre Spencer, o discurso começou depois que muitos jornalistas já tinham deixado o local.  Pelas imagens, é possível notar que as pessoas presentes reagiram com entusiasmo aos cumprimentos de seu líder.
Veja abaixo:

Resposta

Após a divulgação das imagens do evento pelo The Atlantic, membros do Direita Alternativa se manifestaram à rede de televisão NBC dizendo que tudo não passou de uma ironia e que os comentários deveriam ter soado como “exuberantes” e “atrevidos”.
A polêmica vem depois de outros grupos que pregam a supremacia branca, como a Ku Klux Klan, terem manifestado apoio à vitória do republicano nas eleições. Em sua defesa, a equipe de Donald Trump disse em comunicado oficial que o novo presidente sempre agiu para “denunciar toda a forma de racismo e foi eleito porque será o líder de todos os americanos. ”

Share this:

Comentários