13 de dezembro de 2016

Sem Receber por Produtividade, Agentes de Vigilância Param de Cruzeiro Decidem Fazer Paralisação

Por falta de pagamento de incentivo, agentes de saúde suspendem visitas domiciliares


Por Vanísia Nery

Devido a falta do pagamento de incentivo aos agentes comunitários de saúde de Cruzeiro do Sul (AC), os profissionais decidiram suspender as visitas domiciliares a partir do mês de janeiro do próximo ano. O município conta com 198 agentes comunitários de saúde, que atuam na prevenção e proteção da saúde, orientando e acompanhando famílias e grupos em seus domicílios e os encaminhando aos serviços de saúde.
Numa reunião realizada na manhã desta sexta feira pelo Sindicato, os agentes discutiram dois pontos que tem dificultado a atuação desses servidores. Um deles é o não pagamento de 50% restantes de um incentivo de produtividade,  através de um recurso do Governo Federal encaminhado à Prefeitura de Cruzeiro do Sul e que foi aprovado há 2 anos pela Câmara de Vereadores. O recurso é no valor de R$1.014, faltando ainda o pagamento de 507 reais.
O outro ponto trata-se de repasse de materiais essenciais para o serviço dos agentes como botas, luvas, medidor de pressão, protetor solar, camisa com identificação do servidor entre outros.
De acordo com a prefeitura,  a entrada dos recurso de produtividade referente ao ano de 2015 deve ser depositado na conta do município no dia 20 de dezembro. A prefeitura informou que está fazendo todos os esforços para honrar esse compromisso com os agentes.