Prefeitura realiza programação que marca o Dia da Amazônia em Rio Branco

Um dia para comemorar e refletir. Com essa visão a Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA), em parceria com a Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e Secretaria Municipal de Educação (SEME), realiza ao longo de toda esta terça-feira, 05, atividades em celebração ao Dia da Amazônia. As ações culturais e de educação ambiental acontecem no Parque Linear São Francisco.

O prefeito Marcus Alexandre e a vice-prefeita Socorro Neri estiveram presentes no evento que incentiva a conscientização das crianças. Alunos das escolas Álvaro Vieira da Rocha, Mozart Donizetti, Mário Lobão, Anice Dib Janete e Ione Portela conversaram brevemente com secretários municipais de Meio Ambiente, Educação e Serviços Urbanos, com o prefeito e com a vice-prefeita sobre a importância da Amazônia.

“No Dia da Amazônia, tão importante quanto comemorar é refletir sobre como nos relacionamos com a floresta amazônica”, disse o prefeito Marcus Alexandre que ressaltou que o cuidado com a Amazônia acontece, também, no cuidado com os parques, com a cidade.


No evento foi lançado o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que tem como finalidade promover a responsabilidade socioambiental por meio da adoção de critérios sustentáveis nas atividades do setor público. Inicialmente, o programa será implantado na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e Gabinete da Vice-Prefeita.

Após a assinatura da A3P, as crianças junto às autoridades municipais fizeram o plantio de mudas no parque, atividade que as crianças desenvolvem nas escolas da rede municipal através do projeto “Plantando com os Curumins”, que visa apoiar a implementação de educação ambiental e implantação de jardins nas unidades de ensino.

Leandro Ferreira, de 10 anos, aluno da escola Mozart Donizetti, falou sobre a importância de cuidar do ambiente em que se vive. “A gente aprende na escola. A professora ensina a cuidar do ambiente, não jogar lixo nas ruas, na escola, nos igarapés”.

“Vamos ter shows, apresentações lúdicas, visitas orientadas com as lendas florestais aqui no parque e ao final teremos plantio de mudas e de árvores na Praça do Relógio do Sol”, conta o secretário municipal de Meio Ambiente, Aberson Carvalho. A programação adentra à noite com o ato cultural “Todos Pela Amazônia” que reunirá artistas, sociedade civil e ambientalistas.

Fotos Marcos Vicentti/Asscom

Share this:

Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário