22 de dezembro de 2017

Porto Walter tem novo bairro após obras de saneamento do governo do Estado

Famílias que antes moravam próximo ao lixão de Porto Walter, na região do Juruá, receberam na quarta-feira, 20, um bairro totalmente novo, com saneamento, água tratada e pavimento: o bairro Floresta. O governador Tião Viana, acompanhado de sua equipe e parlamentares, esteve com a comunidade durante a comemoração pelo fim das obras.

O governo do Estado está realizando em Porto Walter, e em outros três municípios de difícil acesso, o Programa de Saneamento Ambiental Integrado. O investimento, no total, é R$ 100 milhões, com apoio do Banco Mundial, para distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, pavimentação, drenagem, coleta e destinação de lixo.

Porto Walter está recebendo R$ 26 milhões desse projeto, que vai pavimentar 13 quilômetros de suas ruas, reorganizar o sistema de esgotamento e garantir água para toda a cidade. Já foram entregues quatro quilômetros de pavimentação, módulos sanitários para 20 famílias e ligação de rede de água para mais de 650 famílias.

O bairro Floresta é um símbolo do que representa as ações de saneamento que o governo está realizando no município, pois o lixo da cidade foi por muitos ano jogado na localidade mesmo com os moradores em volta. O programa também prevê a construção de um aterro sanitário adequado, e agora os moradores do bairro têm um nova experiência de vida.

Maria Sabino Pinheiro, moradora da Rua Jacinta, explica com firmeza qual o cenário que existia antes. “As pessoas passavam por aqui e fazia vergonha, o lixo era no meio do caminho porque não tinha rua. O lixão fazia dó, em tempo de uma criança e nós pegarmos uma doença. Mas apareceu o governo e conseguiu mudar toda essa história”, afirma.

Há três anos morando no local, Maria ainda faz questão de fazer mais relatos da situação quando a chuva era intensa, coisa bastante comum para essa região do Acre. “Tinha uma ponte ali que quando o córrego enchia ela boiava. A pessoa tinha que pegar uma canoa para atravessar, muitas vezes caía no barranco de tão liso que era. Hoje, graças a Deus, estamos aqui nesta calçada maravilhosa”, disse.

Essa imagem de poluição e total falta de condições sanitárias é uma das principais causas de doenças nas cidades brasileiras. Por isso, para o governador Tião Viana, esse é um projeto dedicado à vida e à saúde das populações mais necessitadas do Acre. “Isso quer dizer saneamento integral, redução de mortalidade infantil, redução de internação hospitalar, qualidade de vida, aumento da expectativa de vida. É um conceito de saúde pública dentro de um projeto de governo”, afirmou.

O governador explica ainda que as obras são também uma mensagem da luta do governo do Estado pelo fim desigualdade social. “Foi duro para nós conseguirmos esses recursos, estamos aplicando e mudando a história dos municípios que tinham as maiores desigualdades e as maiores violações do direito a vida, do direito a crescer. É a oportunidade de ir e vir numa cidade. É o maior e o mais ousado programa de saneamento integral que municípios do Brasil já tiveram, feito pelo governo do Acre”, declarou.

As obras são executadas pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa). O grande desafio é construir onde só se chega pelo rio ou pelo ar, o que faz com que a logística de obra e de transporte de insumos sejam calculados dia a dia. “Construir nos municípios isolados exige muito trabalho no inverno e mais ainda no verão, porque você tem que aproveitar cada dia de sol. Aqui é o novo bairro Floresta, com estrutura completa, com drenagem de águas pluviais, rede de água potável, rede de esgoto e acesso para a população”, afirma Edvaldo Magalhães, diretor-presidente do Depasa.

Os parlamentares acreanos também puderam ver de perto o resultado do trabalho. Estiveram presentes o deputado estadual Daniel Zen e os deputados federal César Messias e Moisés Diniz. O programa de Saneamento Ambiental Integrado ocorre ainda em Santa Rosa do Purus, Marechal Thaumaturgo e Jordão.
Na terça-feira, 19, a comitiva liderada pelo governador Tião Viana também esteve em Marechal para a entrega de sete quilômetros de pavimentação das ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário